O melhor do computador
Só ter equipamentos na escola e um espaço bem montado não basta.
A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática e desperdício. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula.
Com ou sem rede, o fato é que o planejamento é fundamental. Definir as ações que serão feitas é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula.
Para planejar e acabar com os equívocos sobre o uso do computador na sala de aula. Veja os procedimentos para fazer do computador um aliado.
1. Escolher conteúdos – Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.
2. Selecionar programas – Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem.
3. Fazer o roteiro da aula – Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualizações do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.
4. Incentivar a interação – os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?
5. Usar jogos educativos – os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jogos e complementam a aula de forma lúdica.6. Explorar o audiovisual – a internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado.
7. Permitir que o aluno crie – publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.
8. Evitar a desatenção – para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que sejam coerentes com o conteúdo ensinado.
9. Criar espaço lúdico – todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações se trabalhos dos alunos criando um ambiente acolhedor e rico em informações.
10. Preparar-se bastante – você se sentira mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina,, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.


Ana, seu blog está um esprtáculo. Estou orgulhosa. Parabéns. É sempre muito bom saber das novidades e levá-las para a sala de aula.
ResponderExcluirAfinal de contas é muito importante que os nossos alunos sejam presenteados com aulas dinâmicas.
Angela Risso
Ana,
ResponderExcluirConcordo com o que você escreveu em seu blog,pois não adianta ter Laboratórios de Informática nas escolas ,se não tem profissionais capacitados que saiba utilizá-lo para alcançar objetivos dentro do contexto escolar e não somente como forma de recreação para os alunos.
Marcia Carvalho
Muito bom o tema abordado por você, Pois é uma dúvida frequente na maioria das pessoas, como definir o objetivo pedagogico frente as tecnologias?
ResponderExcluire em seu Blog você dar valiosas dicas. Parabéns.
Suas dicas para um bom planejamento no uso das tecnologias no âmbito educacional são muito interessantes. A capacitação dos profissionais também é fundamental, pois com profissionais preparados, motivados e um bom planejamento o resultado será bem mais promissor.
ResponderExcluirFabíola G. R. dos Santos.
Parabéns Ana, o planejamento exposto por você é bem elaborado para ações do cotidiano. A realização de aulas descontraídas é um processo educativo com ganhos futuros, cabendo ao profissional da educação aprimorar-se em suas competências para ser um colaborador da aprendizagem do alunado.
ResponderExcluir