terça-feira, 8 de novembro de 2011

O uso das Tecnologias no Meio Educacional.

O melhor do computador
Só ter equipamentos na escola e um espaço bem montado não basta.

A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares. Usar o computador somente para ensinar programas de informática e desperdício. O ideal é estabelecer objetivos pedagógicos para que as atividades tenham foco e fazer do laboratório uma extensão da sala de aula.
Com ou sem rede, o fato é que o planejamento é fundamental. Definir as ações que serão feitas é tão importante quanto ser criativo na hora de elaborar a aula.
Para planejar e acabar com os equívocos sobre o uso do computador na sala de aula. Veja os procedimentos para fazer do computador um aliado.

1.            Escolher conteúdos – Eleger e estudar os conteúdos que serão apresentados ou aprofundados na sala de informática é essencial para que a aula seja objetiva e produtiva. Além disso, faz com que o professor se sinta mais seguro na hora da aula.
2.         Selecionar programas – Com o conteúdo escolhido, é hora de encontrar os programas e sites mais apropriados para atingir as metas de aprendizagem.
3.            Fazer o roteiro da aula – Todas as atividades precisam ser bem estruturadas e bem planejadas, prevendo momentos de pesquisa, de visualizações do conteúdo estudado e de troca de informações. Isso evita a dispersão.
4.         Incentivar a interação – os alunos devem interagir para construir conhecimento. Para tanto, que tal criar blogs, e-mails e fóruns?
5.          Usar jogos educativos – os desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam os jogos e complementam a aula de forma lúdica.
6.           Explorar o audiovisual – a internet e os programas educativos oferecem vídeos e animações que favorecem o aprendizado.
7.    Permitir que o aluno crie – publicar textos em blogs ou sites e fazer apresentações em slides torna o estudante produtor de conteúdo e de conhecimento.
8.               Evitar a desatenção – para a turma não perder o foco da aula, vale bloquear o acesso a sites de relacionamento, salas de bate-papo e programas de mensagens que sejam coerentes com o conteúdo ensinado.
9.             Criar espaço lúdico – todos precisam ficar à vontade na sala de informática. Por isso coloque nas paredes cartazes, mapas, ilustrações se trabalhos dos alunos criando um ambiente acolhedor e rico em informações.
10.      Preparar-se bastante – você se sentira mais seguro na sala de informática se aprender a usar a máquina,, a internet e os programas básicos. Além disso, terá melhores resultados.                   



5 comentários:

  1. Ana, seu blog está um esprtáculo. Estou orgulhosa. Parabéns. É sempre muito bom saber das novidades e levá-las para a sala de aula.
    Afinal de contas é muito importante que os nossos alunos sejam presenteados com aulas dinâmicas.
    Angela Risso

    ResponderExcluir
  2. Ana,
    Concordo com o que você escreveu em seu blog,pois não adianta ter Laboratórios de Informática nas escolas ,se não tem profissionais capacitados que saiba utilizá-lo para alcançar objetivos dentro do contexto escolar e não somente como forma de recreação para os alunos.
    Marcia Carvalho

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o tema abordado por você, Pois é uma dúvida frequente na maioria das pessoas, como definir o objetivo pedagogico frente as tecnologias?
    e em seu Blog você dar valiosas dicas. Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Suas dicas para um bom planejamento no uso das tecnologias no âmbito educacional são muito interessantes. A capacitação dos profissionais também é fundamental, pois com profissionais preparados, motivados e um bom planejamento o resultado será bem mais promissor.
    Fabíola G. R. dos Santos.

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Ana, o planejamento exposto por você é bem elaborado para ações do cotidiano. A realização de aulas descontraídas é um processo educativo com ganhos futuros, cabendo ao profissional da educação aprimorar-se em suas competências para ser um colaborador da aprendizagem do alunado.

    ResponderExcluir